O Oceanógrafo é um profissional de formação técnico-científica direcionada ao conhecimento e a previsão do comportamento dos oceanos e ambientes transicionais sob todos os seus aspectos, capacitado a atuar a partir de uma visão integrada nas atividades de investigação, uso e exploração racional de recursos marinhos e costeiros renováveis e não-renováveis.
É um profissional dotado de visão crítica e criativa, voltada para a identificação e resolução de problemas, com atuação empreendedora e abrangente no atendimento às demandas da sociedade. Esse é o grande diferencial do profissioal Oceanográfo. Mesmo atuando em uma área especifica, a formação abrangente do profissional Ihe confere uma capacidade ímpar de compreender os processos naturais em seu conjunto e de propor a resolução dos problemas complexos do domínio marinho a partir de abordagens tradicionais e/ou inovadoras. O Oceanógrafo é um profissional preparado para lidar com as mudanças globais, tanto do ponto de vista climático como biológico, já que seu objeto de estudo, o oceano, controla a maior parte dos processos naturais globais. O setor público, que inclui entre outros, as Universidades e os órgaos federais, estaduais e municipais vinculados a temática ambiental, representa importante parcela do mercado de trabalho do Oceanógrafo. No setor privado, as empresas que atuam na aquicultura e na pesca, na consultoria socioambiental, na engenharia oceânica e na prospecção e produção de petróleo e gás, apresentam as oportunidades mais promissoras de trabalho. Já no terceiro setor, que inclui as organizações não-governamentais - ONGS, as oportunidades estão Iigadas a projetos de conservação e proteção da biodiversidade.
O Oceanógrafo recebe formação técnica e científica nas áreas de avaliação, monitoramento e manejo ambiental e de produção, exploração e administração de recursos naturais renováveis e não-renováveis. Desenvolvida a partir de um enfoque integrado, do qual o rigor científico e os princípios da sustentabilidade e da ética constituem parte central, a formação do Oceanógrafo coloca esse profissional entre os mais capacitados para fornecer respostas imediatas e eficazes às questões que envolvem o conhecimento, a previsão e o uso dos ambientes marinhos e costeiros. O amplo conteúdo curricular dos cursos de graduação em Oceanografia permite ao profissional atuar nas diversas áreas de conhecimento dessa ciência. A presença de disciplinas básicas e profissionalizantes das áreas de Física, Química, Geologia, e Biologia, bem como dos diversos ramos da ciência Oceanográfica (Oceanografia Física, Oceanografia Química, Oceanografia Geológica, Oceanografia Socioambiental e Oceanografia Biológica), são fundamentais para a conformação do perfil profissional do Oceanógrafo. A experiência prática adquirida ao Iongo do curso, construída a partir de aulas em laboratório e de atividades de campo, que em conjunto representam aproximadamente a metade da carga horária a ser integralizada, dá ao futuro profissional uma capacitação técnica incomum em cursos de graduação. A realização de estágios e o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso colaboram para tornar o profissional especialmente capacitado para a resolução de problemas práticos.
Texto extraído do livro "Guia da Oceanografia", elaborado pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO) em 2009.