top of page

Fortaleza - Ceará

 

As ações do Limpa, Oceano!, em Fortaleza, foram realizadas no dia 10 de junho na praia do Mucuripe, tendo sido organizadas pelo PET-Oceanografia da UFC e por integrantes da Oceano à Vista. O evento contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas, entre estudantes de oceanografia, familiares e professores, além do apoio das empresas Kayakeria e Insttale.

 

A limpeza da praia cobriu uma extensão de 400 metros, nos quais foram coletados cerca de 77,5 kg de resíduos (31 sacos de 20 litros). Os resíduos coletados durante esta ação foram triados e separados, o que permitiu verificar que 45% foram plásticos, 10% papelão, 20% tecidos, 5% vidro, 10% metal, 10% isopor. Como a prefeitura disponibiliza coleta seletiva, os resíduos foram encaminhados de forma adequada para a coleta convencional que é responsável por direcionar os resíduos.

 

Antes da ação de limpeza da praia o profº José Renato César conduziu uma breve explicação a sobre as consequências do lixo sobre os animais marinhos, enfatizando os problemas observados junto a tartarugas. O evento contou ainda com a comercialização de camisas do evento para cobrir as despesas, aula de yoga, prática de stand up paddle, caiaque e canoa havaiana e show com banda de pop rock/surf music.

Conversa sobre as possíveis consequências do lixo no ambiente marinho

Lixo coletado durante a limpeza da praia de Mucuripe

Participantes do Limpa, Oceano! durante a coleta de lixo na praia de Mucuripe

Triagem dos resíduos coletados, seguindo a metodologia do “Making Oceans Plastic Free”

Aula de yoga realizada durante o Limpa, Oceano!

bottom of page