top of page

Fortaleza - Ceará

 

No dia 17 de setembro, ocorreu a segunda edição do Limpa, Oceano! 2017-2 na Praia de Iracema, Fortaleza-CE, em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que foi promovido internacionalmente pela ONG norte-americana “The Ocean Conservancy”. A Oceano à Vista juntou-se à causa e promoveu o evento nas praias e rios onde estão presentes as Universidades e grupos vinculados.

 

Em Fortaleza, o evento foi promovido pelos estudantes do curso de oceanografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) vinculados a Oceano à Vista, pelo Centro Acadêmico Ícaro de Sousa (CAIS) e pelo PET-Oceanografia UFC que contribuíram de forma excepcional para o desenvolvimento da ação divulgando o evento e fazendo parte do mesmo. Infelizmente, o evento não pode contar com a participação de professores. A divulgação do evento foi feita a partir de eventos em diversas redes sociais, o que impulsionou uma maior visualização do evento.

 

A ação contou com uma mesa temática que continha exemplares de algumas formas de vida presentes no Oceano e que eram afetadas pela poluição marinha como: corais, conchas, estrelas do mar, ouriços, bolachas e algas. Foi feita uma apresentação para as pessoas presentes na praia, como banhistas e vendedores, sobre tais materiais e sobre a ação. Houve a participação de cerca de 30 pessoas (estudantes de oceanografia e banhistas), que auxiliaram na coleta.

 

A triagem e separação do lixo coletado foram feitas pelos participantes da OàV UFC. Foram coletadas cerca de cinco sacolas de lixo. Aproximadamente 8 kg de resíduos foram coletados na praia. Apenas uma sacola das cinco foi triada, mas foi possível ter uma noção quantitativa e qualitativa dos resíduos presentes na praia. Os resíduos coletados foram encaminhados para pontos de coleta seletiva da cidade disponibilizada pela prefeitura de Fortaleza.

bottom of page