Diário de Bordo
Primeira Edição
Segunda Edição
Terceira Edição
Quarta Edição
Quinta Edição
Sexta Edição
6ª Edição.jpg
Sétima Edição
7ª Edição.jpg

O Diário de Bordo é um jornal online criado com a finalidade de divulgar o conhecimento científico produzido por trabalhos oceanográficos de forma clara e acessível à sociedade. A ideia de criar o jornal surgiu, primeiramente, da necessidade identificada pela Oceano à Vista de tentar repassar de uma forma atrativa e explicativa para a comunidade leiga o conhecimento científico, geralmente apresentado em linguagem acadêmica, gerado pelas pesquisas oceanográficas brasileiras. Acreditamos que a oceanografia é uma profissão que gera interesse na sociedade, uma vez que a maior parte da população brasileira reside próximo à costa e é apaixonada pelos mares e oceanos.

Além disto, o crescente interesse da sociedade por questões como a poluição dos oceanos, branqueamento dos corais, aquecimento global,  ocorrência de desastres naturais, dentre outras, demonstram o potencial e a importância das temáticas oceanográficas no dia-a-dia da população. Portanto, nada melhor do que um jornal acessível para esclarecer muitas das dúvidas relacionadas à nossa profissão!!!

 

A Oceano à Vista acredita que o papel do jornal engloba: o (re)conhecimento da oceanografia; a proteção dos ecossistemas oceânicos, a partir de um maior conhecimento pela sociedade do funcionamento destes ecossistemas através dos artigos nele publicados; e na integração e interação da sociedade com o conhecimento científico produzido. Adicionalmente, o Diário de Bordo também representa um meio para que a comunidade oceanográfica saiba quais as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no país.
 

A divulgação do Diário de Bordo é realizada através deste site, em nossa página no Facebook e por e-mail (aos que se inscreverem em nossa mail list).

Quais trabalhos podem ser enviados?

Trabalhos relacionados aos ambientes marinhos e costeiros que já passaram por alguma avaliação e estejam finalizados: 
- TCCs, Monografias, Dissertações e Teses; 
- Artigos acadêmicos já publicados em periódicos nacionais ou internacionais.

 

Como enviar?

Basta preencher este formulário!
 

Modelo de 'Termo de Autorização e Responsabilidade'

Diário de Bordo - um projeto da Oceano à Vista, aproximando a sociedade de trabalhos oceanográficos.

 

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, sugestões e opiniões. Buscamos o (re)conhecimento da oceanografia e acreditamos que trabalhando em conjunto podemos alcançar este objetivo.

Quer receber as edições no dia do lançamento? Inscreva-se através do formulário a seguir!

Formulário de inscrição

Para dúvidas e mais informações entre em contato através do nosso email : diariodebordooav@gmail.com