Universidade Federal do Ceará - UFC
O Instituto - LABOMAR
O Instituto de Ciências do Mar, fundado em 1960 como Estação de Biologia Marinha, é um órgão suplementar da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi transformado em Laboratório de Ciências do Mar em decorrência da reestruturação da UFC em 1969, mantendo os mesmos objetivos de realizar pesquisa e extensão pesqueira em Ciências Marinhas Tropicais. Em 18 de dezembro de 1998 foi aprovada uma nova transformação, desta vez para Instituto de Ciências do Mar, através da qual adquiriu competência regimental para ministrar cursos de graduação e pós-graduação, mantidas as características de instituição multidisciplinar voltada para a pesquisa, ensino e extensão.
A partir de 2001, o LABOMAR redirecionou sua vocação de pesquisa e ensino com a implantação do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Ciências Marinha Tropicais) que tem obtido conceito 4 nas avaliações da CAPES. Realizou também projetos voltados para a gestão ambiental do meio marinho, transporte litorâneo de sedimentos, assoreamento e erosão das praias, poluição orgânica e industrial das águas estuarinas e litorâneas, e impactos ambientais, entre outros.
Com o desenvolvimento da exploração petrolífera no Ceará o LABOMAR passou a trabalhar em estreita relação com a PETROBRÁS, realizando Estudos de Impacto Ambiental (EIA) de modo a estabelecer um programa de monitoramento ambiental a longo prazo dessa atividade, para avaliar os níveis de impacto sobre a biota marinha na área de influência e, conseqüentemente, sobre a população humana, principalmente de pescadores, aqueles que mais diretamente podem ser afetados. Finalmente, o LABOMAR passou a integrar a rede de pesquisa do camarão cultivado, não só em estudos de melhoria do processo tecnológico, mas também visando a sustentabilidade ambiental da atividade. Estas pesquisas são realizadas em parcerias com produtores locais (p. ex.: a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e Secretaria de Meio Ambiente e de Ciências e Tecnologia dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte).
No que diz respeito aos recursos pesqueiros, as pesquisas realizadas pelo LABOMAR permitiram determinar as potencialidades para exploração econômica dos recursos naturais representados por lagostas, pargos, atuns, cavalas, serras e algas macroscópicas.
Na área de Gerenciamento Ambiental o LABOMAR, a partir de 2001, participou de dois importantes programas institucionais: O LOICZ-IGBP (Land-Ocean Interactions in the Coastal Zone) e o Programa ISME/GLOMIS (Global Mangrove Data Base and Information System). Em 2002 e 2003 o LABOMAR sediou duas importantes reuniões internacionais destes programas cujos resultados vem sendo largamente utilizados pela comunidade científica da área.A partir de 2003, sob a direção do prof. Luis Parente Maia, o LABOMAR deu ênfase ao monitoramento ambiental em grande escala, dentro de uma nova perspectiva de captação de recursos, na forma de parcerias com diversas empresas públicas e privadas, investindo em infra-estrutura física, melhorias, aquisição e recuperação de equipamentos, veículos e barcos.
Em 2005 o LABOMAR Inaugurou o Centro de Estudos de Aqüicultura Costeira (CEAC). O Centro nasceu de uma iniciativa pública-privada envolvendo a Fundação AlphaVille, Prefeitura Municipal do Eusébio, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e LABOMAR/UFC. Localizado no estuário do Rio Pacoti, município do Eusébio, o CEAC dispõe de uma área total de 4,4 ha (doada pela Prefeitura do Município do Eusébio) onde a Fundação AlphaVille financiou a construção de: um galpão administrativo (300 m²), com salas para diretoria, pessoal técnico e auditório polivalente; um galpão coberto (200 m²), para tanques de piscicultura, equipamentos e armazenamento de insumos. O CEAC tem por objetivo a estruturação e aprimoramento de transferência de tecnologias sustentáveis de maricultura, através de pesquisas inovadoras e aplicadas, promovendo a consciência ambiental e a conservação do meio ambiente.
Em 2008, foram criados os cursos de graduação em Oceanografia e de doutorado em Ciências Marinhas Tropicais. Em 2009, foi criado o curso de graduação em Ciências Ambientais.
CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO COM OUTRAS UNIVERSIDADES
-
Quantidade de laboratórios por área: Atualmente está equipado com 12 laboratórios nas seguintes áreas de estudo: Oceanografia (Geológica, Biológica, Química e Física), Pesca e Prospecção, Microbiologia Ambiental e do Pescado e Análises de Impactos Ambientais e de Contaminação do Ambiente Marinho e Costeiro.
-
Quantidade de professores: 19 professores.
-
Tem Empresa Júnior? Sim. A empresa MAREMP está em processo de conclusão de criação.
-
Disciplinas diferenciadas: Erosão e Proteção Costeira, Libras, Disposição Oceânica de águas residuais.
-
Tem Navio Oceanográfico? Sim, o Argos Equatorial, além do Barco de Pesquisa Prof. Martins Filho, ambos com capacidade operacional para realizar cruzeiros tanto na plataforma continental como nos bancos oceânicos. Os estudantes deverão cumprir obrigatoriamente, no mínimo, 100 horas de embarque.
-
Tem Projeto de Extensão? Sim, o Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), que promove a mentalidade marítima junto a escolas e comunidade em geral; Grupo de Estudos de Camarão Marinho (GECMAR), com objetivo de incentivar o cultivo de camarões e transferir sua tecnologia para o setor comercial; Centro de Diagnóstico de Enfermidades de Camarão Marinho (CEDECAM); Grupo de Estudo de Moluscos Bivalves (GEMB), com a função de incentivar o cultivo de ostras em comunidades litorâneas; Grupo de Biogeoquímica Costeira (LBC), que objetiva estudo dos processos controlados da dinâmica de nutrientes e contaminantes no ambiente costeiro e oceânico. Além disso, as atividades de extensão visam a realização de cursos profissionalizantes em todas as áreas correlatas das Ciências do Mar, enfatizando-se aquelas que têm relação direta com a preservação dos ecossistemas costeiros e com o aumento da produtividade pesqueira.
-
Tem Programa de Educação Tutorial (PET)? Sim.
-
Informações da cidade:
-
Oportunidades de emprego na cidade para a área:
-
Curso integral ou não? Integral.
-
Quantidade de vagas por ano: 40 vagas ofertadas anualmente.
-
Como ingressar no curso: através do SISU (ENEM).
-
Convênios na Universidade para intercâmbio: Ciências sem Fronteiras e CAPES-FIPSE. Consortia Agreement for the Educational Exchange Brazil-USA (2008-2011). Convênio UFC, UENF, Universidad Metropolitana, Universidad del Este.
-
Estágios curriculares e profissionalizantes: Não possui. Possui “Atividades Complementares”, com obrigatoriedade de 108 horas, as quais podem ser atividades acadêmicas, científicas, profissionalizantes, artísticas, culturais e esportivas.
-
Duração do curso: 8 semestres.
-
Informações complementares: O Curso tem o Programa de Apoio à Atividade Embarcada - PAAE, que tem como objetivo apoiar a participação de estudantes de cursos de graduação e de programas de pós-graduação em Ciências do Mar em atividades a bordo de embarcações da Marinha do Brasil e de instituições de ensino e pesquisa.
COORDENAÇÃO
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Geraldo Ferreira
Vice-Coordenadora: Profª. Dra. Kamila Vieira de Mendonça
GRADE CURRICULAR
Clique aqui para visualizar.
LABORATÓRIOS DO CURSO NO CAMPUS
Área Biológica
Laboratório de Biologia Molecular
Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia
Laboratório de Ecologia Pesqueira
Laboratório de Macroalgas
Laboratório de Plâncton
Laboratório de Zoobentos
Laboratório de Microbiologia Ambiental e do Pescado
Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos
Laboratório de Histopatologia
Área Química
Laboratório de Avaliação de Contaminantes Orgânicos
Laboratório de Efluentes e Qualidade de Água
Laboratório de Biogeoquímica Costeira
Área Geológica
Laboratório de Oceanografia Geológica
Laboratório de Dinâmica Costeira
Área Física
Laboratório de Oceanografia Física
CONTATO
Telefone: 85 3366 7019
Email: oceanografia@ufc.br
Site: http://www.labomar.ufc.br/ (referência para esta página)
ENDEREÇO E LOCALIZAÇÃO
Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR
Av. Abolição 3207, CEP 60165-081
Fortaleza - Ceará
Centro Acadêmico Ícaro de Sousa - CAIS
A atual formação do CAIS (Centro Acadêmico Ícaro de Sousa), a chapa Maré Alta, está em vigência desde o início do período letivo de 2015.1. A principal missão da chapa é o compartilhamento de informações entre os alunos através da nuvem. Textos, resumos, estudos dirigidos, materiais didáticos complementares são compartilhados voluntariamente. Além disso, o CAIS incentiva a convivência e a aproximação dos alunos, e tenta devolver os espaços adequados com organização e envolvimento.
MEMBROS
Ana Beatriz Uchoa;
Eduardo Lucas;
Felipe Rodrigues;
José Vitor;
Leonardo do Amaral,
Leonardo Alem;
Lucas Rodrigues;
Monique Vinhas;
Regimário Filho.
São alunos de diferentes turmas que, neste ano de 2016, preparam-se para passar o bastão.
MAREMP Empresa Júnior
História
Vendo a necessidade de uma melhor capacitação dos alunos na vivência empreendedora e um melhor aproveitamento dos conhecimentos obtidos em salas de aula e em laboratórios, para o mercado de trabalho, dois alunos dos últimos semestres do curso de oceanografia UFC – Labomar se juntaram e tomaram a iniciativa da MAREMP - Empresa Júnior de Oceanografia e Educação Ambiental, com o intuito de preencher lacunas presentes em nosso instituto e em nosso sistema educacional de ensino superior. O processo de consolidação da MAREMP está seguindo os passos da Brasil Júnior. Seus documentos de oficialização ainda estão em processo de finalização. Em breve, será feito o primeiro processo seletivo e treinamento para o ingresso de novos membros à equipe.
Missão, visão e valores ainda serão definidos em reunião.
Serviços
-
Aquisição de dados oceanográficos;
-
Processamento de dados;
-
Monitoramento ambiental;
-
Gerenciamento costeiro;
-
Educação ambiental.
Contatos
João Luís de Lima Carvalho – Presidente: jojaoluis@gmail.com
Marina da Silva Mendonça – Vice Presidente: mariina.mendonca@hotmail.com
Yan Thé Cardoso Lousada: yanthe96@hotmail.com