Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Centro Acadêmico Capixaba de Oceanografia - CACO
O CURSO
Sua primeira turma é do ano de 2000. Desde então o curso esteve em constante evolução, principalmente em função da ampliação de seu corpo docente e dos vários projetos e convênios estabelecidos que permitiram a aquisição de equipamentos de campo e laboratoriais. A proposta pedagógica do curso de graduação em Oceanografia tem como base oferecer ao aluno um conjunto amplo de informações, treinamentos práticos e desenvolvimento de habilidades específicas que sirvam de ferramentas para o uso na atuação profissional futura visando o entendimento, a previsão e a gestão sustentável dos ecossistemas marinhos. Essas informações são fornecidas através de disciplinas teóricas e práticas (2400 horas de aulas em disciplinas obrigatórias, 660 no módulo de optativas), estágios voluntários, estágio curricular (180 horas), embarque supervisionado (120 horas) e elaboração de monografia (150 horas). Ao longo do curso, há previsão de um percentual de 40 a 50% de aulas práticas de laboratório e de campo. A graduação em oceanografia da UFES conta com corpo docente altamente qualificado. A maioria das disciplinas são ministradas por professores efetivos e com doutorado em ciências marinhas em universidades no Brasil e exterior sendo que grande parte do corpo docente realiza pesquisas científicas de impacto nacional e internacional em laboratórios especializados na UFES.
O aluno é estimulado, a partir do primeiro dia de aula, a ter uma visão abrangente dos oceanos, porém avaliando continuamente as oportunidades existentes e direcionando sua formação a fim de se tornar competitivo em uma das áreas de atuação profissional. Nesse contexto, o aluno vai reduzindo gradativamente, ao longo do curso, sua carga horária de disciplinas obrigatórias, obtendo a cada semestre mais tempo livre para se dedicar a estágios e atividades extra-classe. A partir do segundo ano de curso, o aluno passa a cursar um número cada vez maior de disciplinas optativas e realizar atividades complementares, sempre supervisionadas pelo corpo docente do curso, de forma que ao se formar, o aluno esteja direcionado ao mercado de trabalho.
Como o diferencial do profissional Oceanógrafo sempre foi sua visão holística do ambiente marinho, esse aspecto é altamente valorizado e previsto na estrutura curricular, através da realização de disciplinas integradoras. Logo no primeiro semestre de curso, os alunos cursam “Introdução a Oceanografia” que fornece ao aluno uma visão ampla da ciência que será estudada e a atuação do profissional, bem como orientações sobre a estrutura curricular do curso. No oitavo semestre, novamente ocorre uma instância de integração, através da disciplina “Processos Oceanográficos”, onde o conhecimento passado nas disciplinas obrigatórias do curso de formação geral é integrado e sintetizado, garantindo a visão holística do profissional egresso.
Para que as ferramentas fornecidas possam ser realmente úteis na carreira profissional, o curso é estruturado em três etapas distintas:
-
curso básico, com duração aproximada de um ano, onde o aluno é introduzido à ciência oceanográfica e às áreas de ciência básica que darão subsídio para as quatro áreas da oceanografia,
-
curso de formação geral, com duração aproximada de dois anos, onde o aluno tem contato com disciplinas específicas nas quatro áreas – oceanografia física, química, geológica e biológica,
-
curso profissionalizante, com duração aproximada de um ano, onde o aluno tem uma ampliação de atividades práticas extra-classe, tais como estágios e embarques e cursa disciplinas optativas de acordo com seus interesse e direcionamento profissional.
O Oceanógrafo a ser formado pela Universidade Federal do Espírito Santo possuirá uma formação básica e geral aproximadamente equivalente nas áreas de Física, Química, Geologia e Biologia, adicionando-se conhecimentos de Matemática e Estatística. Em sua formação profissionalizante, o oceanógrafo será qualificado para atuar na solução de questões na área de avaliação e manejo de recursos vivos marinhos e gerenciamento costeiro, com noções de determinação de poluentes marinhos e produção de organismos vivos através da aqüicultura. Este profissional estará habilitado para atuar em pesquisa oceanográfica, gerenciamento de reservas e parques marinhos, projetos de conservação da biodiversidade marinha, avaliação e manejo de recursos vivos e consultorias ambientais incluindo a elaboração de estudos de impacto ambiental (EIA-RIMA).
CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO COM OUTRAS UNIVERSIDADES
-
Quantidade de laboratórios por área: 5 da Biológica, 2 da Química, 1 da Geológica e 1 da Física.
-
Quantidade de professores por área: 5 da Biológica, 3 da Química, 4 da Geológica e 3 da Física.
-
Tem Empresa Júnior? Tem, Ecoceano (descrita mais abaixo).
-
Disciplinas diferenciadas: Antropologia das Sociedades Tradicionais, Modelos Hidrodinâmicos com Superfície Livre, Projetos Oceanográficos, Uso de Softwares em Oceanografia, Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais.
-
Tem Navio Oceanográfico? Não
-
Tem Projetos de extensão? Sim, o "Coleção Ictiológica da UFES" e o "Museu de Minerais e Rochas".
-
Tem Programa de Educação Tutorial (PET)? Não
-
Informações da cidade: Vitória, a capital do Espírito Santo, com 348.265 habitantes (IBGE, 2013), sendo o centro da Região Metropolitana que totaliza população estimada em 1,857 milhão. Está localizada estrategicamente na Região Sudeste, próxima dos grandes centros urbanos do país.
-
Oportunidades de emprego na cidade para a área: Petrobras, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória, IEMA, IBAMA, ICMBIO, Empresas de consultoria ambiental como a CTA.
-
Curso integral ou não? Sim
-
Quantidade de vagas por ano: 30 vagas.
-
Como ingressar no curso: prova de conhecimentos de acordo com os critérios estabelecidos na Universidade Federal do Espírito Santo para o Concurso Vestibular, tendo como provas discursivas Biologia e Física.
-
Convênios na universidade para Intercâmbio: Informações disponíveis no site das Relações Internacionais da UFES (http://www.internacional.ufes.br/), mas sem convênios específicos do curso.
-
Estágios curriculares e profissionalizantes: além dos realizados nos laboratórios de pesquisa, os alunos tem feito estágios junto ao ICMBIO, IBAMA, Empresas de consultoria ambiental (principalmente CTA) e Petrobras.
-
Duração do curso: deverá ser concluído em um prazo mínimo de 8 e máximo de 14 semestres letivos (4 a 7 anos).
COORDENAÇÃO
Coordenador: Prof. Dr. Agnaldo Silva Martins
Subcoordenador: Profa. Dra. Valéria da Silva Quaresma
GRADE CURRICULAR
Clique aqui para visualizar.
EMENTA CURRICULAR
Clique aqui para visualizar.
LABORATÓRIOS DO CURSO NO CAMPUS
Área Biológica
-
Limnologia
-
Ictiologia
-
Zôoplâncton
-
Cultivo de Organismos Marinhos
-
Ecologia Bêntica
Área Química
-
Ecotoxicologia
-
Geoquímica Ambiental
Área Geológica
-
Oceanografia Geológica
Área Física
-
Pesquisa e Simulação sobre a Dinâmica do Oceano
Para mais informações sobre cada laboratório, como linhas de pesquisa, professor responsável e contato, clique aqui.
CONTATO
Email: Departamento - doc.ufes@gmail.com, Coordenação - colegiadoecoceano@gmail.com
Telefone: Departamento - (0**27) 3335-2877, Coordenação - (0**27) 3335-2500
Site: http://www.oceanografia.ufes.br (referência para esta página)
ENDEREÇO E LOCALIZAÇÃO
Departamento de Oceanografia e Ecologia - CCHN/UFES Campus de Goiabeiras - Av. Fernando Ferrari, 514, CEP 29075-900, Vitória - Espírito Santo.
O Centro Acadêmico Capixaba de Oceanografia, doravante denominado CACO, fundado em 2000, é o órgão de representação estudantil no curso de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo; sendo portanto, a entidade de representação máxima dos estudantes do curso. Seu objetivo principal é coordenar e promover a defesa dos interesses e direitos dos estudantes quanto aos seus aspectos político, social, científico e cultural, através de ações que incentivem a participação e a liberdade de expressão dos estudantes na solução de seus problemas, sem possuir nenhuma filiação político-partidária ou religiosa.
Diretoria Geral
Fernanda Pirola (Diretora) e Juliana Sandri (Assessora)
Diretoria de Comunicação
Cecilia Marino
Diretoria de Movimentos Sociais
Diego Sepulchro
Diretoria Financeira
Francielly Uliana
Diretoria de Articulação
Lucas Mendonça (Diretor) e Ana Carolina Sylvestre (Assessora)
Contatos
Facebook: Centro Acadêmico Capixaba de Oceanografia – CACO
ECOCEANO - Empresa Júnior de Consultoria em Oceanografia e Educação Ambiental
A Ecoceano - Empresa Junior de Consultoria em Oceanografia e Educação Ambiental, é uma associação civil sem fins econômicos, com fins educativos, fundada e gerenciada por alunos de graduação em Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.
Desde 2004 a Ecoceano atua na área de consultoria e educação ambiental dispondo da orientação dos professores da Universidade, bem como de suas instalações, equipamentos oceanográficos e materiais laboratoriais, garantindo um serviço de alta qualidade a preços acessíveis.
Embasada nos conceitos do MEJ – Movimento Empresa Júnior - a Ecoceano têm por finalidade desenvolver e incentivar a capacidade empreendedora de seus membros, através da gestão e execução de projetos, trabalho em equipe e vivência empresarial.
VISÃO
Ser reconhecida e requisitada por seu público alvo através da atuação no mercado ambiental capixaba e da promoção do empreendedorismo na oceanografia.
MISSÃO
Transformar o Brasil através do desenvolvimento de futuros oceanógrafos capazes de prestar serviços de qualidade para instituições, comunidade acadêmica e empresarial em prol da sociedade, do meio ambiente e da promoção da oceanografia.
VALORES
-
Comprometimento e responsabilidade;
-
Busca pela excelência e crescimento contínuo;
-
Atitude empreendedora;
-
Ética;
-
Responsabilidade ambiental.
CONTATO
Tel: 027 33357699
Email: ecoceano.ej@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/ecoceano.ej