top of page

Universidade Federal do Pará - UFPA

O CURSO

O curso foi criado após algumas discussões com professores pela necessidade da Oceanografia na região Amazônica. Em anos anteriores, havia sido disponibilizada a especialização em oceanografia pelo Instituto de Geociencias, no qual o curso é vinculado até hoje. A primeira turma ingressou em 2000, com 30 vagas ofertadas. O Curso de Graduação em Oceanografia da UFPA tem por objetivo formar profissionais de nível superior com capacitação técnico-científica na área das Ciências do Mar, cujas habilitações estão voltadas para as vocações e potencialidades da Região Amazônica. O Curso de Graduação em Oceanografia, conforme discriminado em sua resolução constitui-se da seguinte forma:

 

I - Formação Básica (semestres de 1 a 4): Cada semestre será constituído por um conjunto de disciplinas, variando desde Introduções Genéricas até disciplinas básicas, no total de 6 (seis) por semestre, distribuídas em atividades teóricas, práticas e estudos dirigidos/seminários; 1 (uma) disciplina optativa poderá ser escolhida no elenco das optativas gerais;

II - Formação Geral (semestres 5 e 6): Cada semestre será constituído por  um conjunto de 6 (seis) disciplinas, voltadas para  as 4 (quatro) sub-áreas da Oceanografia: Geológica, Física, Química e Biológica, distribuídas em atividades teóricas, práticas e estudos dirigidos/seminários; 1 (uma) disciplina optativa poderá ser escolhida no elenco das optativas do ciclo de Formação Geral;

III - Formação Profissional (semestres 7 e 8): Nessa fase, o aluno, junto  com a Coordenação do Curso, escolherá as disciplinas optativas do ciclo (em número de sete), em função da sub-área de Oceanografia (Geológica, Física, Química ou Biológica) escolhida pelo discente.

O Estágio do Curso de Graduação em Oceanografia consistirá na realização de Embarque, com um mínimo de 120 (cento e vinte) horas, à bordo de  navios de pesquisa, frota de pesca atuando na região e/ou permanência em locais  confinados, como por exemplo arquipélagos, ilhas e bases isoladas. Para integralização do currículo do curso, o aluno deverá ter concluído 3.735 (três mil e setecentas e vinte) horas, sendo 1.020 (um mil e vinte) horas de optativas. Em 2005, o curso de oceanografia foi o mais concorrido no processo seletivo da UFPA, tendo como demanda 20,33 candidatos concorrendo para uma vaga. É o único curso de oceanografia do Norte do país, tendo o foco na região Amazônica.

 

 

CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO COM OUTRAS UNIVERSIDADES 

 

  • Quantidade de laboratórios por área: Biológica - 2, Química - 1, Física - 2, Geológica - 1, Outros - 1. 

  • Quantidade de professores: Oc. Geológica –  3 professores; Oc. Biológica – 5  professores; Oc. Química – 3 professores; Oc. Física – 2 professores.

  • Tem Empresa Júnior? Não, mas está em processo de criação. Se chamará Meandro Jr.

  • Disciplinas diferenciadas: Introdução ao Ambiente Fluvial; Sistemas Atmosféricos Tropicais; Análise de Massas de Água; Engenharia Oceânica e Naval; Ecossistemas Aquáticos Amazônicos.

  • Tem Navio Oceanográfico? Não. Contém um barco que auxilia as aulas práticas de campo.

  • Tem Projeto de Extensão? Sim, o Programa de Proteção da Zona Costeira Amazônica (PPZCA).

  • Tem Programa de Educação Tutorial (PET)? Não.

  • Informações da cidade: Belém, Capital do Pará, também conhecida como cidade das mangueiras ou Cidade-luz da Amazônia. Com uma população de 1 439 561 habitantes, é a segunda cidade mais populosa da Região Norte e a décima - primeira do Brasil. Possui um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os municípios do norte brasileiro. A diversificação dos ambientes aquáticos na região se torna um ótimo atrativo para a pesquisa oceanográfica. Sendo próxima do maior Arquipélago do Mundo – A Ilha do Marajó.

  • Oportunidades de emprego na cidade para a área: Secretaria de Meio Ambiente, IBAMA, empresas de consultoria ambiental, Museu Paraense Emilio Goeldi, CPRM, Ministrando aula para cursos técnicos e concursos para UFPA, UFRA ou IFPA.

  • Curso integral ou não? Integral.

  • Quantidade de vagas por ano: 40 vagas no total – 32 vagas pelo PROSEL UFPA e 8 vagas pelo SISU.

  • Como ingressar no curso: É necessário realizar a prova do Enem, podendo ingressar pelo processo seletivo da própria instituição ou pelo SISU.

  • Convênios na Universidade para intercâmbio: Além do Ciência sem Fronteiras, há programas institucionais como o Programa de Bolsas de Intercâmbio Top Espanha Santander Universidades, Programa de cooperação Brasil-França, Programa Fórmula Santader e Programa de intercâmbio Erasmus Mundus.

  • Estágios curriculares e profissionalizantes: É possível realizar estágio no Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Evandro Chagas, Universidade Federal Rural da Amazônia, Instituto Federal do Pará e na própria UFPA. Pelo fato do curso ser integral, as vezes se torna inviável realizar estágios em locais distantes do CAMPUS.

  • Duração do curso: 4 Anos (8 semestres), sendo possível se formar no máximo em 6 anos (12 semestres).

 

COORDENAÇÃO

Coordenador: Prof. Dra. Cristiane de Paula Ferreira

Vice-coordenador: Prof. Dr. Estanislau Luczynski

 

GRADE CURRICULAR

Clique aqui para visualizar as disciplinas obrigatórias. Clique aqui para visualizar as disciplinas optativas.

 
LABORATÓRIOS DO CURSO NO CAMPUS

Área Biológica

Laboratório de Oceanografia Biológica - LOB;

Laboratório de Dinâmica de Populações e Avaliação de Estoques Pesqueiros;

 

Área Química

Laboratório de Oceanografia Química – LOQ;

 

Área Física

Laboratório de Oceanografia Física – LOF;

Laboratório de Análise de Imagens do Trópico Úmido - LAIT;

 

Área Geológica

Laboratório Institucional de Oceanografia Geológica e Geofísica Marinha – LIOG

 

Geral

Laboratório do Grupo de Estudos Marinhos e Costeiros - GEMC

 

CONTATO

Telefone: (91) 3201-8734

Site: http://www.ig.ufpa.br/ (referência para este site)

 
ENDEREÇO E LOCALIZAÇÃO

Rua Augusto Correa Nº01 - Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto.

Campus Básico. Instituto de Geociências.

Belém - PA

bottom of page