Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
O DEPARTAMENTO
O Departamento de Oceanografia (DOCEAN) é lotado no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) desta mesma universidade. Originou-se do Instituto de Biologia Marinha e Oceanografia, um instituto de pesquisa fundado em 1952. Este instituto foi o segundo centro oceanográfico criado no país e o primeiro da Região Nordeste. Em 1973, como fruto de uma reforma administrativa, o instituto foi transformado em um departamento do então Centro de Tecnologia da UFPE. Em 1995, com a mudança de nome para Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), o Departamento de Oceanografia (DOCEAN) assumiu sua denominação atual. Tem como prioridade as áreas de ensino e pesquisa no campo da Oceanografia, além de transmitir conhecimentos oceanográficos à comunidade. Alguns exemplos de pesquisas do departamento incluem ecologia aquática, monitoramento da qualidade da água, poluição, impactos em áreas costeiras, aquicultura, interação oceano-atmosfera e paleoceanografia, assim como a compreensão dos processos que regem as funções de sistemas costeiros (praias, estuários, lagunas e recifes), plataforma continental e águas oceânicas.
O DOCEAN é um centro de referência para instituições brasileiras e do exterior, sendo suas coleções de organismos planctônicos, bentônicos e nectônicos alvo de consulta por vários pesquisadores. Tal acervo foi formado a partir da participação de seus pesquisadores em inúmeras expedições oceanográficas ao longo da costa brasileira. Estas expedições foram realizadas graças a convênios firmados com a Marinha do Brasil, CNPq, IBAMA, FINEP, CPRH, SUDENE e OEA, além de cooperações técnico-científicas com instituições da França, Estados Unidos, Japão e Alemanha. O Departamento possui parceria e/ou convênio com os seguintes centros de pesquisa e desenvolvimento: CEERMA - Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental; CEPENE/ICMBio - Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste; e IRCOS - Instituto Recifes Costeiros.
O CURSO
Sem ter seu próprio curso de graduação, o DOCEAN apoiou e ofereceu disciplinas para diversos cursos de graduação da UFPE durante muitos anos. Criar e manter seu próprio curso de graduação era uma vontade antiga do departamento. Porém, apenas com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), lançado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC), é que foram reunidos todos os elementos necessários para garantir um curso com a mínima qualidade desejada. Assim, o curso de graduação em Oceanografia da UFPE foi o 12º curso do gênero a ser criado no Brasil, iniciando suas aulas em março de 2009. Segundo a grade curricular do curso, os dois primeiros anos são dedicados a disciplinas básicas nas áreas de matemática, física, química, geologia e biologia. Os dois anos seguintes são dedicados a disciplinas profissionalizantes (obrigatórias e eletivas) em oceanografia física, oceanografia química, oceanografia geológica e oceanografia biológica. O último ano é dedicado à realização da monografia de conclusão de curso e outros componentes práticos à formação profissional do aluno (estágio acadêmico, estágio profissionalizante e embarque).
Além dos componentes curriculares práticos obrigatórios, os alunos do curso de Bacharelado em Oceanografia também podem receber créditos pela realização de atividades complementares eletivas de natureza prática. O objetivo de tais atividades é estimular a prática de habilidades e competências do aluno nos campos da Oceanografia e/ou Ciências do Mar. Para tanto, as atividades complementares devem enquadrar-se em uma das seguintes modalidades: (1) monitoria; (2) iniciação científica; (3) atividade de extensão; (4) participação em evento; (5) atividade realizada dentro de empresa júnior. Dentro das 600 horas que o aluno deve cumprir em disciplinas eletivas no curso, até 300 horas podem ser obtidas com as atividades complementares práticas descritas acima.
O Curso de Bacharelado em Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco possui alguns componentes curriculares obrigatórios de ordem prática. São eles: Estágio Curricular do Curso de Oceanografia (OC486), Estágio Profissionalizante (OC442), Monografia (OC485) e Embarque (OC448). Todos esses componentes são regulamentados por documentação aprovada pelo colegiado do curso. Eles têm por objetivo colocar em prática, em diversas situações, os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO COM OUTRAS UNIVERSIDADES
-
Quantidade de laboratórios por área: 7 da Biológica, 2 da Química, 1 da Geológica, 2 da Física.
-
Quantidade de professores: 30 professores com título de doutor (15 adjuntos, 8 associados, 3 titulares e 4 seniores).
-
Tem Empresa Júnior? Não, mas está em formação.
-
Disciplinas diferenciadas: Computação Eletrônica e Química Experimental.
-
Tem Navio Oceanográfico? Não.
-
Tem Projeto de Extensão? Sim, o Museu de Oceanografia “Dr. Petrônio Coelho Alves”, Biblioteca Virtual da RESEX Acaú-Goiana, Coleção de Lixo Marinho, Hemeroteca de Poluição Marinha, Coleção de Cordados Marinhos e a Coleção de Ictioplâncton.
-
Tem Programa de Educação Tutorial (PET)? Não.
-
Informações da cidade: Recife, capital de Pernambuco, detendo aproximadamente 218 km² é a quarta capital brasileira na hierarquia da gestão federal e possui a quarta concentração urbana mais populosa do Brasil. Abriga sedes de instituições como a SUDENE, a Eletrobras Chesf e o Comando Militar do Nordeste. Foi eleita por pesquisa pela MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes do mundo.
-
Oportunidades de emprego na cidade para a área: IBAMA, APAC (Agência Pernambucana de Águas e Climas), CEPENE, ONG's, CPRH, Secretaria do Meio Ambiente.
-
Curso integral ou não? Integral.
-
Quantidade de vagas por ano: O curso oferece 25 vagas por ano, com ingresso no início do primeiro semestre.
-
Como ingressar no curso: a única forma de ingresso no curso é através da nota no ENEM e inscrição do candidato no processo seletivo do SiSU.
-
Convênios na Universidade para intercâmbio: Há programa de Intercâmbio com a San Diego State (EUA), Université de Toulouse (FRA) e a Universidade de Cabo Verde (CVE).
-
Estágios curriculares e profissionalizantes: Os alunos devem realizar estágio obrigatório, organizado na forma de duas disciplinas: OC486 - Estágio Curricular do Curso de Oceanografia (9° Período) e OC442 - Estágio Profissionalizante (10° Período). Cada estágio possui carga horária de 150 horas. O Estágio Curricular do Curso de Oceanografia (OC486) é um estágio realizado em ambiente acadêmico (ex.: universidade). Já o componente Estágio Profissionalizante (OC442) é um estágio realizado em ambiente corporativo (ex.: empresa). Como principais possibilidades de estágio profissionalizante, há o Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental, o CEPENE/ICMBio - Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste e o IRCOS - Instituto Recifes Costeiros. Assim, antes de se formar, o aluno terá vivido experiências práticas tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho.
-
Duração do curso: 5 anos, sendo 3885 horas-aula.
-
Informações complementares: O Centro Acadêmico atualmente está inativo, possuindo apenas a estrutura física, mas sem gestão vigente. O representante discente é escolhido a dias das reuniões de Colegiado ou Pleno. A última gestão oficial foi de março de 2014 a março de 2015.
COORDENAÇÃO
Coordenador: Prof. Dr. José Souto Rosa Filho
Vice-coordenador: Prof. Dr. Antonio Vicente Ferreira Junior
GRADE CURRICULAR
Clique aqui para visualizar as matérias da grade. Clique aqui para visualizar as disciplinas eletivas do curso.
LABORATÓRIOS DO CURSO NO CAMPUS
Área Biológica
Laboratório de Bentos;
Laboratório de Carcinologia;
Laboratório de Fitoplâncton (LABFITO);
Laboratório de Cultivo e Ecotoxicologia (LACE);
Laboratório de Ecologia e Gerenciamento de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos (LEGECE);
Laboratório de Nécton;
Laboratório de Zooplâncton (Zoo).
Área Química
Laboratório de Compostos Orgânicos em Ecossistemas Costeiros e Marinhos (OrganoMAR);
Laboratório de Oceanografia Química (LOQUIM);
Área Geológica
Laboratório de Oceanografia Geológica (LABOGEO);
Área Física
Laboratório de Hidrodinâmica Costeira (LaHiCo);
Laboratório de Oceanografia Física Estuarina e Costeira (LOFEC);
Outro
Laboratório de Apoio Didático Multiusuário (LADIM);
CONTATO
Telefone: (81) 2126-8225;
Email: bach.oceano@ufpe.br
Site: https://www.ufpe.br/docean/ (referência para esta página)
ENDEREÇO E LOCALIZAÇÃO
Av. Arquitetura, s/n - Cidade Universitária - Recife - PE
CEP: 50740-550