top of page

Universidade de São Paulo - USP

O CURSO

No Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) o ensino da Oceanografia iniciou-se na década de 1960 com cursos não regulares de pós-graduação. O Bacharelado em Oceanografia foi criado em 2001 tendo, em 2002, recebido a primeira turma de alunos ingressantes. Além disso, são também regularmente oferecidos cursos de extensão nas modalidades de difusão, aperfeiçoamento e especialização, com destaque para o curso de difusão “Noções sobre Oceanografia”. No curso é considerada a diversidade de enfoques e conteúdos das diferentes áreas da Oceanografia, a saber, Física, Química, Geológica e Biológica. Esta formação consolida-se com o aprendizado de conteúdos teóricos e práticos em sala de aula, laboratórios didáticos gerais e especializados e de pesquisa estabelecidos na sede do IOUSP em São Paulo, laboratórios de campo nas Bases de Pesquisa “Clarimundo de Jesus”, situada na cidade de Ubatuba (ao Norte), e “Dr. João de Paiva Carvalho”, situada na cidade de Cananéia (ao Sul), bem como a possibilidade de expansão das atividades na cidade de Santos e embarcações como o Navio Oceanográfico Alpha Crucis e os Barcos Oceanográficos Alpha Dephini, Veliger II e Albacora.

A matriz curricular do curso é composta por módulo Básico, Profissionalizante e Complementar, com disciplinas obrigatórias e optativas eletivas e livres. O Trabalho de Graduação envolve todos os procedimentos de uma investigação científica e será desenvolvido preferencialmente no último ano do curso. Além disso, o aluno deverá comprovar obrigatoriamente um total de 150 (cento e cinquenta horas) de embarque para complementar seu Bacharelado em Oceanografia. Tais embarques poderão ser efetuados em qualquer momento ao longo de todo o curso, em navios oceanográficos, barcos de pesquisa ou embarcações vinculadas as atividades de aproveitamento econômico do meio marinho.

 

CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO COM OUTRAS UNIVERSIDADES  
  • Quantidade de laboratórios por área: Biológica - 20, Química, Física , Geológica - 18, Outros - 3. 

  • Quantidade de professores por área: DOF – 27 Docentes, DOB – 23 Docentes.

  • Tem Empresa Júnior? Sim, a IO Júnior.

  • Disciplinas diferenciadas: Aplicação de Foraminíferos na Avaliação da Qualidade Ambiental em Regiões Costeiras e Oceânicas; Atividade Embarcada I e II; Meteorologia Sinótica e Aplicações à Oceanografia; Princípios e Práticas de Extensão em Sistemas Costeiros; Métodos de Apresentação Científica em Oceanografia na Língua Inglesa; Técnicas de Visualização e Distribuição de Dados Oceanográficos.

  • Tem Navio Oceanográfico? Sim, o IOUSP conta com o Navio Oceanográfico Alpha Crucis e os Barcos Oceanográficos Alpha Delphini, Veliger II e Albacora.

  • Tem Projeto de Extensão? Como parte das atividades de cultura e extensão universitária o Instituto Oceanográfico oferece cursos de extensão, particularmente ao nível de difusão cultural, voltados principalmente para alunos do ensino médio.  O Museu Oceanográfico, situado na sede de São Paulo, recebe cerca de 25 mil visitantes anuais. Docentes do Instituto participam ativamente do encaminhamento de questões com aplicação imediata à preservação e conservação do meio ambiente marinho, quando solicitados por empresas, órgãos públicos e privados.

  • Tem Programa de Educação Tutorial (PET)? Sim, a bolsa de Iniciação Científica – SESu. A SESu (Secretaria de Educação) possui um “Programa de Educação Tutorial – PET” integrado por grupos tutoriais de aprendizagem, que busca propiciar aos alunos condições para a realização de ampla gama de atividades extracurriculares, favorecendo sua formação acadêmica tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

  • Informações da Cidade: São Paulo, capital do estado de São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta. O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 10,7% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005.

  • Oportunidades de emprego na cidade para a área: Laboratórios do IOUSP, Parceria com ONGs e projetos que tenham atuação no ambiente oceânico.

  • Curso integral ou não? Integral.

  • Quantidade de vagas por ano: 40 (30 Fuvest e 10 pelo SISU).

  • Como ingressar no curso: O ingresso nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo é feito por meio de vestibular. As provas de seleção são aplicadas anualmente e o concurso é organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e pelo Enem.

  • Convênios na Universidade para intercâmbio: Além do Ciência sem Fronteiras, há a Bolsa Mérito Acadêmico oferecida pela Reitoria da USP, que tem por objetivo proporcionar formação e experiência acadêmica internacional aos seus alunos por intermédio da realização de cursos ou programas de pesquisa em Instituições estrangeiras de reconhecida qualidade;

    Bolsa Empreendedorismo, que tem por objetivo proporcionar aos estudantes de graduação da USP oportunidades de treinamento no exterior, visando estimular o desenvolvimento da inovação tecnológica e do empreendedorismo;

    Bolsa Santander USP de Mobilidade Internacional, que visa aprimorar o ensino proporcionado aos seus estudantes e possibilitar-lhes o contato acadêmico e cultural com outros países. 

  • Estágios curriculares e profissionalizantes: O IOUSP oferece oportunidades nos laboratórios com Iniciação Científica de projetos de pesquisa desenvolvido por professor-pesquisador qualificado, que se responsabiliza pela elaboração e implementação de um plano de trabalho a ser executado com a colaboração do discente. Conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – CNPq; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) – CNPq e Bolsa de Iniciação Científica – FAPESP. Também há a oportunidade de atividades de monitoria, com o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG), o Programa de Apoio à Realização e Participação em Eventos Voltados à Graduação (Pró-Eve);  o Programa de Apoio à Internacionalização da Graduação (Pró-Int) que visa apoiar o projeto de internacionalização nas Unidades, destinando recursos financeiros para a participação de estudantes em eventos ou atividades acadêmicas no exterior. Além disso, há o Programa Ensinar com Pesquisa, destinada para alunos interessados em contribuir com projetos de pesquisa voltados para o estudo dos desafios do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação na USP e o Programa Aprender com Cultura e Extensão, que tem por finalidade fomentar as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação, em projetos, de forma a contribuir para a sua formação, atuando, por exemplo, em monitorias junto ao museu, envolvimento com atividades junto à comunidade na semana internacional dos mangues, montagem de exposições itinerantes em várias cidades do litoral, atividades ligadas a feiras de divulgação da profissão, participação na organização de eventos científicos da área e atividades junto às comunidades caiçaras.

  • Duração do curso: 10 semestres (mínimo) – 15 semestres (máximo).

  • Informações complementares: A sede do Instituto Oceanográfico da USP está localizada dentro do Campus Butantã, Cidade Universitária da USP, contando com um prédio sede, prédio anexo e um bloco didático. No prédio sede  encontra-se praticamente todo o universo de setores que desempenham as atividades-meio da Instituição, dentre os quais: Diretoria; Salas de reuniões; Assistências, seções e setores administrativos, acadêmicos, financeiros e logísticos; Secretarias; Museu Oceanográfico; Biblioteca; Auditório; Anfiteatro; IO Júnior; Centro Acadêmico Panthalassa; Sala Pró-Aluno; Coleção Biológica; Salas de aula; Laboratórios de pesquisa e didáticos; No Bloco Didático "Prof. Dr. Yasunobu Matsuura" estão localizadas as salas de aula, laboratórios didáticos e Centro de Vivência, enquanto no prédio anexo encontram-se instalados os setores de manutenção geral, oficina, almoxarifado, transportes e garagem. 

 

COORDENAÇÃO

Coordenador: Prof. Dr. Alexander Turra
Vice-coordenador: Prof. Dr. Rubens César Lopes Figueira 

 

GRADE CURRICULAR

Clique aqui para visualizar.

 

LABORATÓRIOS DO CURSO NO CAMPUS
 

Oceanografia Biológica

Laboratório de Aquicultura - LAM

Laboratório de Bentos Antártico - BentAntar

Laboratório de Biogeoquímica Marinha - LABMAR

Laboratório de Biologia da Conservação de Mamíferos Aquáticos – LABCMA

 Laboratório de Biologia e Ecologia do Ictioplâncton Marinho - LABIEM

Laboratório de Biologia Recifal - BIOREC

Laboratório de Dinâmica Bêntica – LDB

 Laboratório de Ecofisiologia de Organismos Marinhos - LaEcoFi

Laboratório de Ecologia Bêntica - LEB

Laboratório de Ecologia da Reprodução e do Recrutamento de Organismos Marinhos - ECORREP

Laboratório de Ecologia do Meiobentos Marinho – LabMeio

 Laboratório de Ecologia Microbiana - LECOM

Laboratório de Ecologia Trófica - ECOTROF

Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros – LabPesq

 Laboratório de Ecotoxicologia Marinha e Microfitobentos – Lecotox

 Laboratório de Ictiofauna e Crescimento – LABIC

 Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha – MANEJO

 Laboratório de Produção Primária e Ecologia do Fitoplâncton – PROFITO

 Laboratório de Sistemas Planctônicos - LAPS

Laboratório de Zooplâncton - LabZOOP

 

Oceanografia Física, Química e Geológica

 Laboratório de Bioindicadores Ambientais - LBA

Laboratório de Biogeoquímica de Nutrientes, Micronutrientes e Traços nos Oceanos - LABNUT

Laboratório de Dados Oceanográficos - LabDados

Laboratório de Dinâmica Costeira - LDC

Laboratório de Dinâmica Oceânica - LaDO

Laboratório de Geoprocessamento - LabGEO

Laboratório de Geoquímica em Foraminíferos – LAGEFOR

 Laboratório de Hidrodinâmica Costeira - LHICO

Laboratório de Marés e Processos Temporais Oceânicos – MAPTOLAB

 Laboratório de Modelagem e Observação Oceânica - LABMON

Laboratório de Nutrientes, Micronutrientes e Traços nos Oceanos – LabNut

Laboratório de Oceanografia Física, Clima e Criosfera - OC2

 Laboratório de Oceanografia por Satélites – LOS

 Laboratório de Química Inorgânica Marinha – LAQIMAR

 Laboratório de Química Orgânica Marinha - LabQOM

Laboratório de Paleoceanografia do Atlântico Sul - LaPAS

Laboratório de Sedimentação em Margens Continentais – LAMA

 Laboratório de Simulação e Previsão Numérica Hidrodinâmica - LABSIP

 

Demais laboratórios

Laboratório Geral do DOB - LabGeral

Laboratório de Instrumentação Oceanográfica – LIO

 Laboratório Didático de Modelagem de Processos Oceânicos - LaMPO

 

CONTATO

Secretaria de Graduação: André Blumer, Laura Farias ou Evaldo Almeida
Telefone: (11) 3091-6530
Fax: (11) 3032-3092
Site: www.io.usp.br (referência para esta página)

 

ENDEREÇO E LOCALIZAÇÃO

Praça do Oceanográfico, 191 – Cidade Universitária

Campus Butantã - USP
Cep:05508-120 - São Paulo - SP

Centro Acadêmico Panthalassa

A atual gestão do Centro Acadêmico Panthalassa busca a descentralização da ferramenta de mobilização por parte de um grupo restrito de pessoas, adotando um modelo de movimento horizontal de participação coletiva, onde todos devem conhecer as funções ou tarefas de organização para que não se concentre em uma única pessoa a responsabilidade sobre uma determinada tarefa (rotatividade de funções), e, por consequência, uma possível hierarquização. Os debates ocorrem através de discussões semanais e assembleias gerais, e qualquer aluno pode participar e opinar. A finalidade da autogestão é o debate livre de ideias, o respeito às diferenças e a boa convivência entre os alunos, tornando-se assim, um espaço plural e representativo.

IO Júnior - Consultoria e Educação Ambiental

HISTÓRIA

Fundada em 2004, a empresa IO Júnior – Consultoria e Educação Ambiental tem à frente uma equipe de jovens empreendedores, graduandos do curso de oceanografia do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.  Uma empresa sem fins lucrativos, a IO Júnior conta com o suporte do instituto e da universidade para desenvolver projetos socioambientais e oferecer serviços de consultoria e georreferenciamento a empresas públicas e privadas.

 

MISSÃO

Atender às necessidades de eventos, educação e consultoria no âmbito oceanográfico, promovendo impactos positivos nos stakeholders, desenvolvendo nossos membros e serviços, de forma a difundir, por meio do empreendedorismo, a qualidade institucional do Instituto Oceanográfico da USP.

 

VISÃO

Consolidar-se no mercado de consultoria oceanográfica sendo capaz de promover soluções transformadoras, tornando-se, por meio de sua competência, referência para professores e alunos do Instituto Oceanográfico da USP como parte importante da graduação.

 

 

SERVIÇOS
  • Georreferenciamento NOVO

  • Coletas de dados;

  • Monitoramento ambiental;

  • Gerenciamento costeiro;

  • Elaboração de relatórios;

  • Análises de qualidade da água;

  • Caracterizações oceanográficas;

  • Diagnósticos e avaliações ambientais;

  • Cursos de capacitação;

  • Projetos de Educação Ambiental;

  • Organização de eventos científico-acadêmicos e empresariais.

  • Aquicultura

  • Ecoturismo

 

EQUIPE
  • Larissa Kezh - Presidente

  • Júlia Gonçalves - Vice-Presidente

  • Rafaela Nogueira - Diretora Financeira

  • Leonardo Takase - Diretor de Projetos

  • Luíza Miranda - Diretora de Marketing

  • Ana Clara Mariani - Diretora de Integração

  • Juliana Ramos - Acessora de Integração e Marketing

  • Milton Borges - Acessor Financeiro

  • Amanda Fonseca - Acessora de Projetos

 

 

CONTATOS

E-mail: iojunior@usp.br

Site: iojrusp.wixsite.com/iojr

Telefone: (11) 3091-6653

Praça do Oceanográfico, 191 - Cidade Universitária - São Paulo / SP - CEP 05508-120

bottom of page