top of page

Recife - Pernambuco

 

 

As ações do Limpa, Oceano! em Recife ocorreram na praia de Boa Viagem, organizadas pelo Projeto EducaOcean em conjunto com integrandes do Oceano à Vista. As ações contaram com a participação de mais de 50 pessoas, incluindo crianças do Escoteiros do Mar e seues responsáveis, estudantes de oceanografia e de outros cursos da UFPE e da UFRPE, assim como a comunidade local. A coordenação do curso de oceanografia da UFPE, da UniNassau e da EMLURB forneceram materias diversos, dentre eles os necessários para a coleta do lixo, colaborando assim para a realização do Limpa, Oceano! em Recife. Além da limpeza da praia, houve uma exposição da coleção de lixo fornecida pelo Museu de Oceanografia da UFPE e uma atividade lúdica mediada pelos Escoteiros do Mar.

 

Durante a ação foram feitas entrevistas com os frequentadores da praia, com faixa etária de 21 a 38 anos. Através delas foi possível observar que das 19 pessoas entrevistadas, 94.73% acreditam que a cidade possui uma relação com o oceano e que existe problema ambiental associado. Dentre estes problebas estão: esgoto a céu aberto, cultura de poluição, qualidade da água, geração de lixo nos ambientes. A pesquisa também verificou que 63,16% dos entrevistados já ouviram falar da oceanografia e que nas escolas onde estudaram esta ciência estava associada a temáticas ambientais e alguns dos entrevistados disseram continuar lidando com o tema dentro da universidade.

 

A limpeza foi realizada em um trecho de 3.075 m² da praia de Boa Viagem, na qual foram coletados 14 sacos de lixo, os quais totalizaram 24,35kg de resíduos sólidos. A triagem seguiu a metodologia apresentada na iniciativa “Making Oceans Plastic Free, inserida na campanha “Clean Seas”, que consiste na divisão do material coletado em quatro categorias principais (itens mais comuns, higiene pessoal, orgânicos, resíduos < 2,5 cm e outros).

 

Após a triagem verificou-se a coleta de 1.733 itens, dos quais os resíduos plásticos foram os mais abundantes, cerca de 55% (figura 1) ou 952 itens. Dentre estes materias de plástico as sacolas, copos e pratos foram os mais encontrados durante a coleta (figura 2). Apesar de não ter sido contabilizada toda a quantidade de bitucas de cigarros coletados, elas estiveram representaram mais de 12% do material retirado da praia. Os resíduos orgânicos também foram encontrados em grande quantidade, 254 itens (14,66%). Posterior a triagem e análise dos resíduos sólidos coletados, os materias recicláveis foram destinados a catadores de lixo enquanto os demais foram descartados de modo adequado.

 

Esta ação, que envolveu pessoas de diferentes lugares e faixas etárias, demonstra que a preocupação com o cuidado ao meio ambiente é uma causa de todos. Além disso, a diversidade de resíduos sólidos encontrados é um sinal de que a praia de Boa Viagem ainda carece de manutenção e preservação adequadas, refletindo a necessidade da realização de ações de educação ambiental para conscientização como de limpeza com maior frequência.

Figura 1

Percentual dos resíduos sólidos encontrados na praia de Boa Viagem (PE).

Figura 3

Participantes do Limpa, Oceano!

Figura 2

Quantidade dos materiais relativos à categoria de itens mais comuns coletados.

Figura 4

Crianças participantes do Escoteiros do Mar durante a coleta de lixo na praia de Boa Viagem.

Figura 5

Participantes do Limpa, Oceano! fazendo a triagem dos resíduos coletados, seguindo a metodologia do Making Oceans Plastic Free

bottom of page