top of page

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Programa de pós-graduação em Oceanografia Biológica
 

Em 1975 foi dado um passo importante no desenvolvimento da pesquisa marinha através da implantação do ambicioso "Projeto Atlântico", cujo principal objetivo era o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica na região oceânica sul-brasileira, bem como da Lagoa dos Patos, especialmente da sua zona estuarina. A construção da área de laboratórios e aquisição de equipamentos oceanográficos, concentrados na Base Oceanográfica Atlântica (atual Instituto de Oceanografia) e meios flutuantes (como o Navio Oceanográfico "Atlântico Sul" e a Lancha Oceanográfica "Larus", além de embarcações menores), tiveram financiamento da FINEP. Esta estrutura propiciou que se cumprisse com o objetivo principal deste projeto, que era a promoção do desenvolvimento das Ciências Marinhas na zona estuarina e costeira na região sul do Brasil, na época a de maior potencial pesqueiro em toda a costa brasileira. Em 1979, a FURG já possuía um corpo docente de alto nível, justificando a criação do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (nível Mestrado), o qual foi autorizado a funcionar pelo Of. No. 042/78 da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Pós-Graduação e credenciado pelo Conselho Federal de Educação, conforme parecer  394/86. A crescente demanda por maior qualificação na área, somado ao incremento no número de docentes com formação de excelência, especialmente em instituições acadêmicas internacionais, resultou na proposta do curso de Doutorado, o qual iniciou suas atividades em 1992. Desde então, inúmeros pesquisadores das diversas áreas da oceanografia têm complementado e enriquecido o potencial humano para a oceanografia nacional e internacional (vários alunos que procuram o PPGOB são estrangeiros).Vários fatores podem ser citados para justificar a grande procura pelos cursos de Mestrado e Doutorado em Oceanografia Biológica. Pode-se citar: a tradição e a excelência da FURG em ciências do mar e a sua reestruturação com a criação em 2008 do Instituto de Oceanografia; a alta capacitação dos docentes; a interdisciplinaridade do programa; a implantação de programas de formação de recursos humanos na área de estudos ecoloógicos puros e aplicados, incluindo pesquisa sobre a dinâmica dos ecossistemas oceânicos, costeiros e estuarinos; pesquisas ecológicas de longa duração; mudanças climáticas; ecotoxicologia; pesquisa pesqueira. 

Adaptado da página oficial do PPGOB - FURG

 

Linhas de Pesquisa
  • Oceanografia Pesqueira

  • Biotecnologia Marinha e Oceanografia Aplicada

  • Poluição, Modelagem e Gerenciamento Ambiental

  • Sistemática, Biologia e Ecologia de Organismos Marinhos e Estuarinos

 

 

 
CONTATOS

Fone: (53) 3233-6501 

E-mail: ccpgob@furg.br

 

 

Página oficial: http://www.ocbio.furg.br/index.php/pt/

 

 

 

Programa de pós-graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica
 

A demanda por cursos de pós-graduação em oceanografia, com ênfase nos processos físicos, químicos e geológicos foi aumentando consideravelmente na FURG. Para atender esta crescente demanda, foi criado em 1996 o curso de pós-graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica (PPGOFQG). A característica interdisciplinar deste curso favoreceu uma perspectiva de grande aceitação no meio acadêmico e científico. O curso de Mestrado, que iniciou em 1997, concluiu 152 dissertações de Mestrado até o o primeiro semestre de 2015.

Em 2001 o conceito CAPES passou para 4 e os indicadores do Programa apontaram uma franca evolução. Uma das etapas desta evolução culminou com a recomendação dada em dezembro de 2003 pelo CTC/CAPES, para a criação do curso em nível de Doutorado. Em 2004, inicialmente com conceito 4 da CAPES, o curso de Doutorado foi aprovado pelo Conselho de Ensino Pesquisas e Extensão da FURG. O curso de Doutorado concluiu VÁRIAS Teses de Doutorado até o o primeiro semestre de 2015.

 

Vários fatores podem ser citados para justificar a grande procura pelos cursos de Mestrado e Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica. Pode-se citar: a tradição e a excelência da FURG em Ciências do Mar e a sua reestruturação com a criação em 2008 do Instituto de Oceanografia; a alta capacitação dos docentes; a interdisciplinaridade do programa; a implantação de programas de formação de recursos humanos na área de estudos ambientais aplicados à indústria do petróleo; de pesquisas em oceanografia Antártica e de altas latitudes; dinâmica costeira e estuarina; mudanças climáticas; contaminação marinha ecotoxicológica; eventos extremos, dentre outras.

Adaptado da página oficial do PPGOFQG-FURG

 

Linhas de Pesquisa
  • Dinâmica dos Oceanos e Costeira

  • Química de Ambientes Costeiros e Oceânicos

  • Processos Físicos e Químicos nos Sedimentos Costeiros e Oceânicos

  • Processos Oceanográficos Integrados

 

 

 

CONTATOS

Fone:+55 (53) 3233-6715 

E-mail: ccpofqg@furg.br

 

Página oficial: http://www.oceanfisquigeo.furg.br/

 

 

 

Programa de Pós-Graduação em Aquicultura
 

O Programa de Pós-Graduação em Aqüicultura está instalado numa região com grandes perspectivas de crescimento da atividade de produção de organismos aquáticos, tanto em águas marinhas e estuarinas quanto em águas interiores. O estado do Rio Grande do Sul tem apresentado taxas de crescimento significativas da produção e do consumo interno de pescado, especialmente na sua região central e no noroeste do estado. Na região costeira alguns projetos de criação de camarão têm apresentado resultados satisfatórios, o que certamente estimulará a aplicação de novos investimentos nesta região. Também a produção de peixes em sistema de policultivo de carpas tem se estendido para a região próxima à costa do Rio Grande do Sul, avançando sobre a região de influência da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Por outro lado, a FURG, numa clara política de expansão, tem estendido sua atuação para inúmeros municípios, seja com a criação de cursos presenciais, seja com a criação de cursos a distância, dentro da política da Universidade a Distância (UAD), do governo Federal.  Neste contexto, o Programa de Pós-Grduação em Aqüicultura (PPGAq), em sua área de atuação, tem a responsabilidade de desenvolver tecnologias aplicadas às condições locais, com espécies nativas e exóticas bem adaptadas ao nosso clima e com expressivos potenciais de produção.

Adaptado da página oficial do PPGAq - FURG

 

 

Linhas de Pesquisa
  • Alimentação e Nutrição de Organismos Aquáticos

  • Biologia de Organismos Aquáticos Cultiváveis e Biotecnologia

  • Ecologia de Microorganismos, Parasitologia e Patologia de Organismos Aquáticos Cultiváveis

  • Produção e Processamento de Organismos Aquáticos

  • Qualidade da Água, Avaliação e Recuperação Ambiental e de Recursos Pesqueiros

  • Reprodução e Larvicultura de Organismos Aquáticos

 

 

 

CONTATOS

Fone: +55 (53) 3236.8042 

e-mail: aquicultura@furg.br

 

Página oficial: http://www.aquicultura.furg.br/index.php/pt/

 

 

 

Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro
 

A intenção de estreitar de forma mais efetiva os laços entre a universidade e a sociedade sempre foi uma preocupação da FURG, em especializados docentes que vêm trabalhando com as questões de gestão e planejamento no âmbito nos vários institutos que compõem a nossa universidade, mas especialmente do Instituto de Oceanografia (IO).

Em 1993, como uma consequência das constatações que emergiram da CMMA - Rio 92, em relação à necessidade de uma gestão ambiental integrada das zonas costeiras no mundo todo, surgiu o Programa TRAIN-SEA-COAST (TSC), uma rede mundial de capacitação de recursos humanos criada pela Organização das Nações Unidas (DOALOS/ONU), com o objetivo de capacitar recursos humanos para o Gerenciamento Costeiro Integrado. A rede opera através da qualificação dos profissionais por meio do desenvolvimento e oferta de cursos de capacitação em temas onde forem identificados problemas e demandas.

Em 1995, uma agência TSC foi instalada na FURG (TSC Brasil), passando a fazer parte da rede mundial. Ao longo do período de sua atuação mais intensa, até 2009, o TSC-Br abordou variados aspectos de gestão costeira no Brasil e foi responsável pela oferta de cursos de capacitação em todos os estados costeiros brasileiros e no Uruguai, tendo proporcionado capacitação a centenas de profissionais.

Os professores que participaram da implementação e operação do TSC-Br foram os responsáveis pela idealização do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro (PPGC), como uma via natural de continuidade das ações de gestão costeira integrada, avançando não apenas na capacitação, mas principalmente no desenvolvimento de pesquisas de caráter integrado entre diversas áreas do conhecimento visando a sustentabilidade do uso do espaço costeiro e marinho.

Adaptado da página oficial do PPGC - FURG

 

 

Linhas de Pesquisa
  • Caracterização e Diagnóstico de Sistemas Marinhos e Costeiros

  • Planejamento e Gestão Ambiental de Sistemas Marinhos e Costeiros 

  • Políticas Públicas e Governança Marinha e Costeira

 

 

 

 
CONTATOS

Fone: (53) 3233-6531

E-mail: ppgc@furg.br

 

Página oficial: http://www.gerenciamentocosteiro.furg.br/

 

 

 

Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental
 

O Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental tem por objetivo a formação de docentes-pesquisadores capazes de contribuir para a produção e a divulgação de conhecimentos e sua transformação no campo da Educação Ambiental em suas múltiplas dimensões. Assim, visa à formação de recursos humanos em Educação Ambiental para todas as áreas do conhecimento. No contexto atual, praticamente todas as áreas de conhecimento desenvolvidas pela FURG possuem vínculos com a Educação Ambiental, como já o dissemos acima. O Programa resulta da criação do curso de  mestrado, em 1994 e do curso de doutorado, em 2006. A proposta do Programa está assentada numa perspectiva interdisciplinar e conta com a integração de docentes vinculados aos diferentes cursos ou unidades de curso que compõem a nova estrutura organizacional da instituição. Costuma acontecer que professores que atuam em diferentes cursos em nível de graduação acabam realizando, como conseqüência, uma aproximação e um incentivo mais agudo aos discentes de diferentes áreas do conhecimento que, em decorrência, passam a se envolver e a demonstrar interesse pela área, resultando, paralelamente, na participação direta e indireta em atividades desenvolvidas e nos eventos promovidos e, posteriormente, na procura pelo Programa de Educação Ambiental (mestrado e doutorado) como opção de qualificação em nível de Pós-Graduação. Esse movimento de sensibilização tem se constituído numa tendência positiva em relação ao nosso Programa de Pós-Graduação.

Adaptado da página oficial do PPGEA - FURG

 

Linhas de Pesquisa
  • Fundamentos da Educação Ambiental

  • Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores

  • Educação Ambiental não Formal

 

 

 

CONTATOS

Fone: (53) 3233 6615

 

Página oficial: http://www.educacaoambiental.furg.br/

bottom of page