top of page

Santos - São Paulo

 

No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, 16 de setembro de 2017, os voluntários se concentraram às 08h00min na areia da praia do Gonzaga (Praça das Bandeiras) ponto de encontro da atividade e as 09h00min saíram e percorreram areia da praia até o Aquário Municipal, na Ponta da Praia, retirando o Lixo/Microlixo e orientando os banhistas.

 

Ao final da manhã, todo o material recolhido foi pesado no Aquário de Santos, onde se concentraram as tendas de exposição das instituições participantes, para ações de educação ambiental. Além disso, o objetivo da organização local foi fazer um diagnóstico do que foi recolhido e identificar os principais materiais encontrados. O balanço serviu como dado estatístico para a organização mundial do evento.

 

Os voluntários participantes, cerca de 300 pessoas, foram: a BTP-Brasil Terminal Portuários, Embraport, Santos Futebol Clube, Morphos Engenharia, Projeto Mantas do Brasil, 55º Grupo Escoteiro Morvan Dias Figueiredo,11º Grupo Escoteiro do Mar Carmo,13º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso, Lar das Moças Cegas, Unimonte, Unip, Unisantos, Unifesp, Prefeitura Municipal de Santos, Aquário Municipal de Santos, Sabesp, Diário do Litoral

 

Os resíduos foram triados para separação dos recicláveis. O material reciclado foi recolhido pela Prefeitura Municipal de Santos e direcionado para cooperativa de reciclagem. Os resíduos orgânicos foram recolhidos pela Terracon. No total, foram 95,38 kg de resíduos recolhidos. Sendo as bitucas de cigarros os resíduos mais encontrados.

Participantes levando os resíduos sólidos coletados próximo ao Aquário de Santos

Atividade de Educação Ambiental sendo realizada durante o evento

Materiais que foram coletados simultaneamente às atividades paralelamente desenvolvidas pelos parceiros do evento

Pesagem dos materiais coletados

Triagem dos itens encontrados na praia

Bitucas de cigarro coletadas durante a ação, sendo o material encontrado em maior quantidade

bottom of page