top of page

Limpa, Oceano! - Edição 2017

Edição 2017-1

A edição 2017-1 do Limpa, Oceano!, realizada nos dias 10, 11 e 25 de junho, foi a 3ª do projeto. Foram realizados eventos em 10 cidades com o envolvimento de 11 cursos de oceanografia e 1 de ciências do mar.

 

Além de associarmos o Limpa, Oceano! ao Dia Mundial dos Oceanos e Dia Nacional do Oceanógrafo (08 de junho), tentamos propor que os eventos estivem ligados às semanas de meio ambiente (Dia Mundial do Meio ambiente é celebrado em 05 de junho), a fim de que o projeto pudesse ser inserido no calendário oficial das cidades-sede dos cursos de oceanografia.

 

As atividades foram organizadas por oceanógraf@s e estudantes de oceanografia, oceanologia e ciências do mar. Os quais contaram com o apoio e a colaboração de Empresas Júniores de Oceanografia, Centros Acadêmicos de Oceanografia, Projetos de Extensão, ONGs, Empresas Locais e algumas Prefeituras.

 

A edição de 2017 do Limpa, Oceano! teve o evento realizado em Santos-SP como o vencedor. O evento foi organizado em conjunto pela USP, UNIMONTE e UNIFESP que, como premiação, ganharão pontos nas "Oceaníadas" da XXIX Semana Nacional de Oceanografia, que ocorrerá na cidade de São Luís-MA entre os dias 27 de agosto e 02 de setembro de 2017.

 

Nós da Oceano à Vista agradecemos a tod@s que se participaram dos eventos por todo o país. Esperamos que tenham disfrutado de momentos agradavéis e enriquecedores nas praias brasileiras.

Edição 2017-2

No mês de setembro ocorreu a segunda edição do Limpa, Oceano!, esta foi a 4ª realização do projeto e ocorrei associada ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 16 de setembro. A data mobilizou pessoas de todas as partes do mundo através de campanhas realizadas por diversas instituições, como a campanha Mares Limpos desenvolvida pela ONU.

 

O Limpa, Oceano! 2017-2 foi composto por 8 eventos, que foram realizados nas cidades de São Luís, Recife, Rio Grande, Salvador, Florianópolis, Santos, Belém, Fortaleza e Vila Velha. As ações pelo litoral brasileiro envolveram mais de 500 pessoas, onde foi possível coletar mais de 600 kg de resíduos sólidos e cobrir mais de 7900 de extensão.


Com toda esta mobilização, proporcionada pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, espera-se um impacto positivo para estes ambientes, além do efeito para o público em geral, refletindo assim, a relevância de cada um no cuidado dos mesmos no dia-a-dia.

Rio Grande - RS
bottom of page